9 de set. de 2012

o desenvolvimento que nos consome

Via

"O problema número 1 do mundo não é econômico, é ético. Perdemos a visão de bem comum, de povo, de nação, de civilização. O capitalismo infundiu-nos a perversa noção de que acúmulo de riqueza é direito, e consumo de supérfluo, necessidade."

(Frei Betto, explicando didaticamente que o PIB está muito longe de ser a medida ideal de desenvolvimento. Leia na íntegra aqui.)

* * *

"Hoje, no entanto, as noções dominantes de progresso e desenvolvimento, que condicionam nossas relações com o meio natural, encontram-se numa profunda crise. Os relatórios de agências e organismos internacionais apenas nos revelam os riscos iminentes e os limites que cruzam a civilização capitalista, sem reparar nas implicações que isto tem para a vida humana.

Pensando na Cidade do México, sua cidade imensa, essa 'acumulação de almas, de recursos naturais, corpos à deriva, edificações, instituições, ruas sobrepovoadas', Carlos Monsiváis, em seu livro 'Apocalipstick' (2009), questionou-se: 'A metrópole conseguirá olhar-se num espelho?'"

"O desenvolvimento que nos consome", aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...