4 de set. de 2012

carta a uma jovem ativista

Ao tomar conhecimento da história de Isadora, como não lembrar do caso de Ryan Hreljac?


Eu dediquei alguns momentos, agora, pela manhã, para conhecer sua página do facebook Diário de Classe - A Verdade, criada por você, Isadora Faber, 13 anos, estudante de Florianópolis, em 11 de julho. A dica foi de meu colega Rafael Art.

Observei que a sua iniciativa virou marketing viral, objeto de matérias na mídia, pelo fato de você estar munida de sua palavra e da câmera da máquina digital e flagrar o que vê de errado na infraestrutura de sua escola e no relacionamento na composição entre educador e aluno e vice-versa. É importante essa disposição de abrir seu olhar para o coletivo. Parabéns! E vejo também que postou alguns flagrantes de coisas boas (como o post da rampa), o que não pode perder de vista, como as possíveis melhorias, caso ocorram.

O que me deixou sinceramente preocupada ao ler alguns de seus posts de desabafo é que ao mesmo tempo, a pressão que recebe por essa iniciativa, vem de todas as formas. Por meio de colegas, educadores, direção escolar, do próprio assédio da mídia.

É importante que consiga ter o suporte necessário (familiar), de sua rede de relações e dos próprios internautas simpatizantes e consiga seguir o seu caminho de ativista, sem se prejudicar emocionalmente. Não perca sua inocência e boa vontade que foram sua gênese motivadora. Veja os seus limites físicos e emocionais para continuar na sua jornada.

Quando nos propomos a certos objetivos que não são consenso e esbarram em estruturas de poder, como você expõe em seus próprios relatos, precisamos nos fortalecer por meio de exemplos que nos sirvam de argumentos. Mostramos o que está errado, mas também descobrimos que outras pessoas fazem da maneira certa. Assim, as raízes se tornam mais fortes e consequentemente conseguimos ter o fortalecimento necessário, que possibilitará que sejamos ainda mais fortes na articulação em nossa fase adulta. Ser cidadão (ã) é um aprendizado contínuo. Eu, por exemplo, fico grata por conhecer sua iniciativa, que está agregando algo de bom aos meus ideais.

(Sucena Shkrada Resk, jornalista e educadora na área ambiental)

Via 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...