10 de dez. de 2012

a sua voz importa


Hoje é Dia Internacional dos Direitos Humanos. O tema de 2012 é "My Voice Counts", que trata dos direitos de inclusão política e social de todas as populações.

Como afirma o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon: "O Direito Internacional é claro: não importa quem você seja, ou onde vive, a sua voz importa".

Não poderia haver melhor ocasião para compartilhar aqui o Relatório da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos para este ano de 2012 (que você pode ler e baixar aqui), abordando a situação de uma diversidade de grupos e populações no Brasil e temas tão variados quanto a questão agrária, o trabalho escravo, o direitos dos povos indígenas e quilombolas, a questão dos agrotóxicos, as remoções e especulação imobiliária, entre muitos outros.

"Nossa história está pontilhada de silêncios impostos aos fracos e oprimidos que, a partir de sua situação de sofrimento, buscaram organizadamente uma vida digna, humana e boa", observa Dom Tomás Balduíno no prefácio. Que a leitura desse documento ajude a despertar reflexões e conscientizar para a necessidade de construirmos um mundo em que cada vez mais vozes se façam ouvir.

Leia e faça o download aqui.

E mais:
Número de denúncias de violação dos direitos humanos cresce 77% em 2012
Os gritos que a gente não vê na 5ª maior economia do mundo
Direitos humanos seletivos
Marcha denuncia mortes na periferia paulistana

2 comentários:

  1. Só assim que passamos a existir socialmente, reivindicando insistentemente nosso lugar na história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o que cada um de nós precisa assumir a responsabilidade de refletir, se posicionar criticamente, e perseverar na construção desse lugar, aqui e agora. Os grandes passos da humanidade são feitos de (MUITOS) pequenos passos... ;-)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...