13 de dez. de 2012

quem sabe faz a hora


120 mulheres se reúnem em Quixadá para discutir Comércio Solidário e alternativas de enfrentamento à seca

A seca, hoje, aflige trabalhadores(as) rurais de todo Ceará. Mas, para tentar encontrar alternativas produtivas e de enfrentamento da estiagem, cerca de 120 mulheres – moradoras de Quixadá, Pacatuba e Ocara, se reunirão na quinta-feira (13) e sexta-feira (14), em Quixadá, no III Encontro Territorial do Projeto A Força da Mulher (mais aqui). Durante esses dois dias, além de debater sobre "Economia Feminista e Solidária”, as participantes se reunirão com outras produtoras para a realização da III Feira Feminista e Solidária do Sertão Central. (...)

Toda a programação é pautada na importância da organização dessas e de outras mulheres para o enfrentamento dos problemas, maior impulso na geração de renda e fortalecimento da autonomia feminina. Em um ano no qual mais de 178 municípios cearenses decretaram situação de emergência por causa da seca, a atividade se propõe a discutir a convivência com o semiárido e o papel do Estado na construção de políticas públicas que fortaleçam também a agricultura familiar. (...)

A FORÇA DA MULHER é uma iniciativa que visa contribuir com o fortalecimento político e econômico de grupos de mulheres no Interior do Ceará, ao mesmo tempo em que favorece o desenvolvimento local sustentável, geração de renda e garantia de direitos sociais. O objetivo inicial é capacitar 900 mulheres – 300 em cada município – para uma atuação política qualificada e em práticas de geração de renda, baseadas em grupos comunitários e/ou empreendimentos coletivos solidários.

Dentre os resultados esperados estão: o aumento e reforço da participação de mulheres na economia local, com efetivação de empreendimentos coletivos e solidários, o fortalecimento e/ou criação de uma cooperativa em cada um dos municípios, contemplando a participação política feminina nas decisões e a constituição de grupos de mulheres com capacidade política e de articulação para reivindicar uma atuação efetiva nos espaços e formulação de políticas públicas sustentáveis nas localidades.

Mais informações e texto na íntegra: aqui

* * *


Juventude negra realiza debate sobre o mapa da violência

O Fórum Estadual de Juventude Negra – Fejunes realiza nesta quinta-feira (13) um debate sobre o "Mapa da Violência: a cor dos homicídios no Brasil”. De acordo com o Estudo, o Espírito Santo é o segundo estado que mais mata negros no Brasil. Os números revelam que o assassinato da população negra cresceu 64% em oito anos no estado, sendo que a maioria é jovem.

Durante o debate o Fórum apresentará os números do Mapa da Violência e representantes das Gerências de Promoção da Igualdade Racial e Juventude do Governo do Estado terão a oportunidade de expor o que vem sendo feito para enfrentar o extermínio da juventude negra no Espírito Santo.

A coordenadora do FEJUNES, Neiri Marques, destaca a importância do debate. "Infelizmente, os números comprovam o que já denunciamos há mais de cinco anos. É urgente que o Governo envolva o movimento negro e os demais movimentos sociais na discussão sobre segurança pública. Esse debate ainda está restrito aos altos escalões do Governo”, destaca.

Luiz Inácio que representará o Fejunes na mesa de debate também comenta sobre o tema. "Não se pode ignorar a juventude negra na busca de solução para enfrentar o problema da violência no Espírito Santo. Somos as principais vítimas e temos muito para contribuir com a superação deste quadro. Culpar apenas o uso abusivo de drogas, o tráfico e a desestruturação familiar, por exemplo, sem apontar as falhas do Estado é um discurso dissimulado e covarde”, protesta.

Mais informações e texto na íntegra: aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...