9 de dez. de 2012

1º encontro de jovens positiv@s da américa latina


Entre os dias 11 e 14 de dezembro, acontecerá na Cidade do Panamá (Panamá), um evento inédito na América Latina: o 1º Encontro de Jovens líderes positiv@s. A iniciativa é da rede de Jovens Positiv@s da América Latina e Caribe, com o apoio de organismos das Nações Unidas.

O objetivo é reunir jovens positivos latino-americanos/as com idade entre 16 e 30 anos, que trabalhem com HIV ou aqueles/as que queiram trabalhar conjuntamente para formar uma Rede de jovens vivendo com HIV na América Latina e Caribe, a fim de transformar a realidade da região ante uma resposta mundial ao vírus.

De acordo com o site de Jovens Positivos, atualmente se registram os maiores números de jovens vivendo com HIV, e por isso é necessário criar uma comunidade juvenil positiva "mais sólida e participativa, capaz de defender nossos direitos como pessoas jovens afetadas pelo HIV”. A ideia é que com essa rede os/as jovens possam trocar experiências com outros jovens que não vivem com o vírus, para que assim possa ser feito um trabalho de prevenção, e levar a experiência para suas comunidades.

"Somos uma população diversa em muitos aspectos, e uma vez que nos identificamos como jovens vivendo com HIV também pertencemos a outras populações-chave na resposta ao HIV, somos: mulheres jovens, jovens gays, jovens usuários de drogas, jovens transgêneros, jovens indígenas, jovens HSH, jovens lésbicas e bissexuais, jovens heterossexuais, jovens que nascemos com HIV e jovens em estado de pobreza”, explica o site.

Durante o encontro também serão apresentados os resultados da primeira Consulta de Jovens Positivos da América Latina e Caribe. Criada por jovens que vivem com HIV, a pesquisa online teve o objetivo de fazer um diagnóstico sobre a situação e o meio social em que vivem os/as jovens positivos. Os dados foram coletados entre 9 de outubro e 30 de novembro. A expectativa é que os resultados ajudem na elaboração de uma agenda para a construção de políticas públicas.

Para saber mais, escreva para jovenespositivoslac@gmail.com. Mais informações no site ou no twitter.

Fonte: Adital


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...